domingo, 28 de outubro de 2012

Nacional-SP Trenzinho de Glórias - Placar Fev/88


Campeão da 19a Taça São Paulo de Futebol Junior, conquistada no último dia 25, o Nacional conseguiu voltar as manchetes. Afinal, a valente equipe da Comendador Souza, rua que leva ao clube no bairro paulistano da Água Branca desde 1972 não conquistava um título importante, justamente o da Taça São Paulo de Junior daquele ano.
Na época, comentou-se que a zebrinha entrarpa em ação. Poucos acreditavam que o time do goleiro Tonho e do ponta-esquerda Toninho Vanusa teria chances diante do Internacional de Falcão, Batista e Caçapava. Entretanto, os tempos são outros e o Nacional, comandado pelo atacante Mil, que terminou como artilheiro da competição com sete gols respira novos ares.

Alguns integrantes do Nacional em foto da revista placar Laudo (embaixo), Geraldo, Dorival, Favari, Montini, Washington, Cascavel, Jorginho, Paulinho, Cido, Fernando, Sérgio, Nilson e Mario Sérgio. 05/02/1988
Encerrado o ciclo de estagnação, o próximo passo é reconduzir o time a principal divisão do futebol paulista, na qual despencou e nunca mais subiu em 1959.
Seu retorno esteve bem próximo no ano passado, durante a disputa da Intermediária. Em partida decisiva contra o São José, dia 29 de novembro no Canindé, o empate deixaria o Nacional em posição previlegiada. Uma penalidade muito contestada porém, deu a vitória ao São José e iniciou um quiproquó entre os jogadores do Nacional, dispostos a agredir o juiz José Carlos Gomes do Nascimento. Com a derrota o time irá amargar mais um ano longe da primeira divisão.

Matéria da revista placar de Fevereiro de 1988.