Politica de Privacidade e Comentários


Convidamos todos os leitores a participarem no nosso blog através de comentários, no fim de cada artigo ou tutorial.
Assumimos a obrigação de
  • incentivar a participação dos leitores nos comentários,
  • promover o debate de ideias,
  • valorizar a partilha de conhecimentos
  • e a evolução das consciências.
Para garantir a todos os leitores o direito de participação nos comentários, precisamos de estabelecer regras básicas de moderação, para que haja discussão, mas também respeito.

Princípio da Igualdade

É importante que quem comenta num blog saiba que existe uma política de comentários publicada, que tem uma aplicação geral. Ou seja, todos os comentadores são tratados com igualdade. A moderação não é arbitrária.
Analisamos sumariamente os textos constitucionais de Portugal e do Brasil a propósito do princípio da igualdade e a norma da nossa politica de comentários não é mais do que uma concretização desses princípios constitucionais.
Todos os comentadores são iguais perante a nossa política de comentários, sem distinção de qualquer natureza, incluindo ascendência, sexo, raça, língua, território de origem, religião, convicções políticas, culturais ou ideológicas, instrução, situação económica, condição social ou orientação sexual.

Moderação Dos Comentários

É preciso escrever preto no branco que há uma moderação dos comentários. Essa moderação pode ser mais permissiva ou restritiva. No nosso caso, moderamos TODOS os comentários.
Todos os comentários submetidos no nosso blog são moderados pelo editor. Essa moderação está sujeita às normais publicadas nesta política de comentários.
Reservamos o direito, na aplicação das regras aqui publicadas, de apagar e editar comentários.
Assumimos a obrigação de defender os valores da igualdade e da liberdade, exercendo a censura na medida estritamente necessária para garantir essa igualdade e essa liberdade para todos.
Qualquer comentário negativo relativamente à personalidade de qualquer pessoa individual ou susceptível de causar dano à reputação de alguém será apagado ou editado na parte que viola esta norma.

É verdade que uma discussão mais acesa pode criar um clima favorável à promoção do blogue. Mas, devem existir limites, para defender o direito de todos os comentadores a participarem nessa discussão.
Acredito fortemente que qualquer debate de ideias é mais produtivo e mais interessante, se não for permitido o ataque pessoal. O debate deve focar nas ideias e não nos egos dos comentadores.

Spam, Publicidade E Link Nos Comentários

Presumo que merece consenso a ideia que o SPAM não merece qualquer tolerância: ZERO.
Mas, incentivamos links para conteúdo útil e relevante, do site ou blog do comentador ou de terceiros, no contexto do tema comentado, no próprio texto dum comentário que adicione valor à conversa.
Qualquer comentário que
  • não adicione valor à conversa,
  • não seja sobre o tema tratado no artigo comentado,
  • inclua uma oferta, informação ou publicidade de natureza comercial,
  • seja SPAM, o que também inclui comentários sobre warez ou malware,
  • seja Black Hat SEO, não respeitando as diretrizes de qualidade do Google
será apagado ou editado na parte que viola esta norma.
Incentivamos links para conteúdo útil e relevante, sobre o tema do artigo comentado, nos textos dos comentários que adicionam valor à conversa, desde que não haja uma prática reiterada de inclusão de links, da parte do mesmo comentador ou para o mesmo site ou blog.
Reservamos o direito de apagar ou editar, na parte que viole esta norma, qualquer comentário que abuse da permissão concedida na norma anterior.
Qualquer comentário que inclua um link para sites com má reputação, sites de jogos de fortuna ou azar ou sites para adultos será apagado ou editado, na parte que viole esta norma.
Quem submete um comentário no nosso blog, ao submeter esse comentário, aceita sem reservas a política de comentários deste blog e transmite sem reservas todos os direitos transmissíveis dos direitos de autor do comentário submetido.